quarta-feira, 16 de abril de 2014

Música com interpretação para surdocega (veja todo o vídeo).

INFORMATIVO - SURDOCEGUEIRA E DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA (DMU)

Conceito de Sudocegueira:
"É uma deficiência única, com graves perdas visual e auditiva combinadas. Essa condição leva a pessoa surdacega a ter necessidade de formas específicas de comunicação, para ter acesso a educação, lazer, trabalho, vida social, etc..." Não há necessariamente uma perda total dos dois sentidos.

Tipos de Surdocegueira:
-Indivíduos que eram cegos e se tornaram surdos;
-Indivíduos que eram surdos e se tornaram cegos;
-Indivíduos que se tornaram surdocegos;
-Indivíduos que nasceram ou adquiriram surdocegueira precocemente, ou seja, não tiveram a oportunidade de desenvolver linguagem, habilidades comunicativas ou cognitivas nem base conceitual sobre a qual possam construir uma compreensão de mundo.

Aprendizagem das Pessoas com Surdocegueira
Segundo Mc INNES (1999), indivíduos com surdocegueira demonstram dificuldade em observar, compreender e imitar o comportamento de membros da família ou de outros que venha entrar em contato, devido à combinação das perdas visuais e auditivas que apresenta.

Formas de Comunicação
- Intérprete de Libras e/ou guia-intérprete – o surdocego visualiza mentalmente características de cada sinal através do movimento.
- CCTV é um apoio de leitura que amplia a figura até sessenta vezes o seu tamanho.
 - Braille, são pontos em relevo que combinados formam letras.
 - Tellethouch - Aparelho de Conversação
 - Tablitas de comunicação, fabricadas em plástico sólido, representam em relevo as letras e os números ordinários, assim como, caracteres do sistema braille
- Alfabeto datilológico –São letras do alfabeto manual utilizado pelas pessoas surdas. Apenas que neste caso está adaptada à versão tátil.
LETRAS DE FORMA
- Tadoma, é um método de vibração do ensino da fala. A criança que está sendo ensinada no tadoma tem que colocar uma e inicialmente as duas mãos na face da pessoa que está falando. Com bastante treino e prática a possibilidade de se comunicar através deste método tende a ser grande SISTEMA PICTOGRÁFICO.

PESSOA COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA (DMU)

CONCEITO

São consideradas pessoas com deficiência múltipla aquelas que “têm mais de uma deficiência associada. É uma condição heterogênea que identifica diferentes grupos de pessoas, revelando associações diversas de deficiências que afetam, mais ou menos intensamente, o funcionamento individual e o relacionamento social.”
(MEC/SEESP, 2002)

COMUNICAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA

As interações de comunicação e atividades de aprendizagem devem respeitar a individualidade e a dignidade de cada aluno com deficiência múltipla. É necessário estar atento ao comportamento, pois pode indicar tentativas de comunicação que pode acontecer de diversas formas e símbolos.

Necessidades específicas das pessoas com surdocegueira e deficiência múltipla

O corpo é primordial, é a base para descobrir o mundo e a si mesmo. Sendo assim, é primordial favorecer o desenvolvimento do esquema corporal buscando a verticalidade, equilíbrio postural, articulação, harmonização dos movimentos, autonomia em deslocamentos e movimentos, aperfeiçoamento viso motora global e fina e o desenvolvimento da força muscular.