sexta-feira, 11 de outubro de 2013
ATIVIDADES QUE FAVORECEM O APRENDIZADO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Trabalhando a Matemática com Arte na Escola
Confecção de bijuterias com os alunos com Deficiência Intelectual.
Objetivo - levar a esses indivíduos o conhecimento balizado na prática empírica, potencializando a melhoria da autoestima, de sua qualidade de vida, bem como a inclusão e visibilidade escolar e social.
A aprendizagem dos conceitos matemáticos que consta como conteúdo estruturante do Ensino Fundamental, nas Diretrizes Curriculares de Matemática para a Educação Básica, aconteceu de uma forma eficaz e inovadora através da proposta apresentada.
Descrever diferentes propostas que permitam construir novas ferramentas, despertando o raciocínio lógico-matemático, bem como possibilitar o uso de vários recursos existentes que contribuam de forma integral, favorecendo o aprendizado do aluno, desenvolvendo a capacidade de classificar, raciocinar, provar e julgar, tornando-o cidadão crítico consciente das suas obrigações e direitos. Com o propósito de: valorizar o trabalho coletivo, colaborando nas interações das situações problemas, tornando-os mais participativos e críticos; analisar, coletar, organizar, construir, pesquisar e identificar informações e representações matemáticas; desenvolver o raciocínio lógico, concentração, memorização e a criatividade; potencializar habilidades de letramento; desenvolver as habilidades de coordenação motora fina.
Recursos - miçangas de vários tamanhos, cores e formas diferentes; fios de nylon e fio encerado de espessuras e cores variadas, lacres de latinhas de refrigerantes, fitas, fechos (terminais) utilizados para fechar os colares e pulseiras, cola pano, cola adesiva entre outros acessórios necessários para a construção dos objetos. E ferramentas para o manuseio das peças; material dourado; tabuada; máquina fotográfica para registro das atividades.
Assinar:
Postagens (Atom)