sexta-feira, 11 de outubro de 2013

ATIVIDADES QUE FAVORECEM O APRENDIZADO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Trabalhando a Matemática com Arte na Escola
Confecção de bijuterias com os alunos com Deficiência Intelectual. Objetivo - levar a esses indivíduos o conhecimento balizado na prática empírica, potencializando a melhoria da autoestima, de sua qualidade de vida, bem como a inclusão e visibilidade escolar e social. A aprendizagem dos conceitos matemáticos que consta como conteúdo estruturante do Ensino Fundamental, nas Diretrizes Curriculares de Matemática para a Educação Básica, aconteceu de uma forma eficaz e inovadora através da proposta apresentada. Descrever diferentes propostas que permitam construir novas ferramentas, despertando o raciocínio lógico-matemático, bem como possibilitar o uso de vários recursos existentes que contribuam de forma integral, favorecendo o aprendizado do aluno, desenvolvendo a capacidade de classificar, raciocinar, provar e julgar, tornando-o cidadão crítico consciente das suas obrigações e direitos. Com o propósito de: valorizar o trabalho coletivo, colaborando nas interações das situações problemas, tornando-os mais participativos e críticos; analisar, coletar, organizar, construir, pesquisar e identificar informações e representações matemáticas; desenvolver o raciocínio lógico, concentração, memorização e a criatividade; potencializar habilidades de letramento; desenvolver as habilidades de coordenação motora fina. Recursos - miçangas de vários tamanhos, cores e formas diferentes; fios de nylon e fio encerado de espessuras e cores variadas, lacres de latinhas de refrigerantes, fitas, fechos (terminais) utilizados para fechar os colares e pulseiras, cola pano, cola adesiva entre outros acessórios necessários para a construção dos objetos. E ferramentas para o manuseio das peças; material dourado; tabuada; máquina fotográfica para registro das atividades.

5 comentários:

  1. Olá Pessoal!

    Devido ao sucesso e feedback que tivemos dos alunos, resolvi postar uma sugestão de atividade que foi produzido pela professora do AEE da escola onde trabalho em Vila Velha.
    Espero que gostem.

    ResponderExcluir
  2. Adorei essa postagem. A confecção de bijuterias com os alunos com Deficiência Intelectual visa potencializar a autoestima, bem como a inclusão e visibilidade escolar e social.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Além de promover a auto estima do aluno, interação e aprendizado são as qualidades da confecção de bijuterias junto da educação especial!!! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante o trabalho realizado, tenho certeza que a motivação foi bem impulsionada.

    ResponderExcluir