quarta-feira, 4 de junho de 2014
Comunicação Alternativa e Aumentativa -
Prancha de comunicação
A Prancha de Comunicação divide-se como recursos de baixa tecnologia e de alta tecnologia. As Pranchas de Comunicação de baixa tecnologia podem ser construídas utilizando-se objetos ou símbolos, letras, sílabas, palavras, frases ou números. As pranchas são personalizadas e devem considerar as possibilidades cognitivas, visuais e motoras de seu usuário. Podem ser soltas ou agrupadas em álbuns ou cadernos. O indivíduo vai olhar, apontar ou ter a informação apontada pelo parceiro dependendo de sua condição motora.
As Pranchas de Comunicação, enquanto recursos de alta tecnologia são as que exigem aparatos tecnológicos mais sofisticados, assim como os softwares, por exemplo. Tais recursos são:
- Comunicadores com voz gravada - são comunicadores onde as mensagens podem ser gravadas pelo parceiro de comunicação.
- Comunicadores com voz sintetizada - No comunicador com voz sintetizada o texto é transformado eletronicamente em voz.
- Computadores - Com o avanço da tecnologia têm surgido novos sistemas de CAA para as pessoas com deficiência.
Dentre as pranchas mais comuns podemos relacioná-las da seguinte forma:
Eye-gaze - pranchas de apontar com os olhos que podem ser dispostas sobre a mesa ou apoiada em um suporte de acrílico ou plástico colocado na vertical. O indivíduo também pode apontar com o auxílio de uma lanterna com foco convergente, fixada ao lado de sua cabeça, iluminando a resposta desejada.
Avental - é um avental confeccionado em tecido que facilita a fixação de símbolos ou letras com velcro, que é utilizado pelo parceiro. No seu avental o parceiro de comunicação prende as letras ou as palavras e a criança responde através do olhar.
Comunicador em forma de relógio - o comunicador é um recurso que possibilita o indivíduo dar sua resposta com autonomia, mesmo quando ele apresenta uma dificuldade motora severa. Seu princípio é semelhante ao do relógio, só que é a pessoa que comanda o movimento do ponteiro apertando um acionador.
http://www.comunicacaoalternativa.com.br/recursos-na-caa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nill, sua pesquisa foi muito enriquecedora, visto as pranchas de comunicação possibilitar ao aluno com autismo se interagir e fazer parte do mundo através da interação com o meio e com as pessoas que fazem parte dele, além de respeitar e incentivar a sua comunicação por meio de significados e significantes além do que está sendo interpretado pelo outro e ele possa ter o sentimento de pertencimento de ser e estar no mundo.
ResponderExcluir